Metrópoles
25/03/2021

Por Celimar De Meneses

Publicação analisa indicadores da prestação de serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto 

Instituto Trata Brasil divulgou o resultado Ranking do Saneamento, que mede a distribuição e qualidade dos serviços de água e esgoto nas principais cidades do país. Brasília passou da 27ª para a 20ª posição no levantamento.

O Ranking do Saneamento 2021 considera os 100 maiores municípios brasileiros, utilizando a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. Foram analisados 12 indicadores e a nota final é o resultado da média aritmética ponderada deles. No DF, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto é feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

No indicador de atendimento total de água, o índice obtido pela capital foi de 99%. Já o indicador de atendimento total de esgoto mostra que 89,48% dos habitantes do DF têm acesso ao serviço. Quando o índice analisado é a porcentagem do esgoto tratado por água consumida, Brasília alcança 82,28%.

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges, afirma que a universalização dos serviços de água e de esgotos é meta prioritária para a Caesb. Segundo ele, os investimentos na ordem de R$ 1,26 bilhão nos últimos cinco anos tiveram como foco o aumento da disponibilidade de água para o atendimento à população.

Ele cita, ainda, que, com relação ao esgotamento sanitário, a companhia está investindo em áreas que não possuíam sistemas coletores de esgotos, como Sobradinho II, Sol Nascente e Park Way, entre outras localidades.