Bombas anfíbias garantem abastecimento de água tratada em SC mesmo em áreas inundadas pelas chuvas

Graças aos investimentos em bombas anfíbias, que funcionam mesmo submersas e garantem a captação de água, o abastecimento se mantém na maior parte das cidades atingidas há mais de 15 dias por fortes chuvas. Atendimento a pontos de ruptura e com problemas no fornecimento de água tratada são feitos pelas equipes em trabalho ininterrupto, com apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para chegada a locais de difícil acesso em função dos alagamentos.
Pode parecer paradoxal, mas quando chove com intensidade – e durante muitos dias -, o fornecimento de água tratada fica mais difícil porque os rios ficam bem mais barrentos (reduzindo a velocidade do tratamento) e algumas unidades de captação e tratamento podem inclusive ficar submersas.
Um total de 18 bombas anfíbias foram adquiridas nos últimos anos, num investimento de aproximadamente R$ 3 milhões da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), o que inclui os respectivos quadros elétricos. A maior parte está destinada à região mais passível de alagamentos, no Vale do Itajaí e Alto Vale. Só com o uso destes equipamentos é que a população de municípios como Ascurra, Mafra, Canoinhas, Indaial, Ituporanga, Laurentino, Agronômica, Aurora, Lontras, Apiúna, Rodeio e Rio do Sul estão sendo abastecidos por água tratada mesmo em meio às enxurradas.
Informações sobre o abastecimento em todo o Estado podem ser obtidas no Quadro de Avisos (https://e.casan.com.br/avisos), na Central de Atendimento 0800 643 0195, com funcionamento 24 horas, e no chat online no site www.casan.com.br.

Fonte: Gerência de Comunicação da Casan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores