Por Valor Econômico

07/06/2018 – 13:18

RIO – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 247 milhões para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) expandir a rede de esgotamento sanitário no Rio Grande do Sul.

O empréstimo corresponde a 80% do investimento previsto, de R$ 308,8 milhões.

O plano da companhia prevê a instalação, ampliação e modernização do sistema de saneamento em cinco municípios: Campo Bom, Jaguarão, Rio Grande, Santa Maria, Torres e Xangri-Lá.

Para isso, serão realizadas mais de 18 mil ligações de esgoto. A extensão da rede vai crescer em 250 quilômetros, o que beneficiaria 88 mil pessoas.

De acordo com comunicado do BNDES, a Corsan vai ampliar em 370 litros por segundo a capacidade de tratamento de esgoto do Estado, além substituir mais de 1,1 milhão de hidrômetros antigos ou obsoletos, o que poderá reduzir as perdas da empresa por submedição.

Com a implantação dos sistemas de telemetria, falhas no abastecimento serão percebidas mais rapidamente, “diminuindo o impacto de eventuais problemas no fornecimento de água para a população”, conforme o comunicado.

A Corsan atende 316 de um total de 496 municípios do Rio Grande do Sul, o correspondente a seis milhões de pessoas — dois terços da população do Estado. O plano da empresa prevê a expansão dos serviços de coleta e de tratamento de esgoto para 70% da população urbana até 2030.