Valor Econômico
18/11/2020

O “Hub de Projetos” vai facilitar a conexão entre os investidores de capital de longo prazo nacionais e internacionais e dar acesso direto a informações sobre os projetos conduzidos pelo banco

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quarta-feira (18) o “Hub de Projetos”, uma nova plataforma na internet para facilitar a conexão entre os investidores de capital de longo prazo nacionais e internacionais e dar acesso direto a informações sobre os projetos conduzidos pelo banco de fomento.

O Hub tem conteúdo bilíngue, composto pela carteira de projetos em estruturação pelo BNDES em diversos setores, e vai trazer análises setoriais; conteúdos em vídeo e áudio — como webinars gravados e podcasts — e informar as condições de financiamento das linhas que podem atender aos projetos em carteira. Além disso, vai permitir o contato entre os potenciais interessados nos projetos para troca de informações e possível formação de consórcios.

“Queremos abrir cada vez mais o mercado de infraestrutura brasileiro para beneficiar o consumidor final dos serviços”, explica, em nota, o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão. “Abrir significa ter cada vez mais opções de investimentos para os interessados, tanto do lado de ‘equity’ [participações] quanto de dívida”, complementa Abrahão.

Para o diretor, o BNDES Hub de Projetos vai permitir que o investidor visualize os projetos para entendê-los e tenha clareza de conteúdos setoriais, como saneamento e portos.

“Sentimos necessidade de ter um ambiente no qual o investidor possa entender em profundidade a carteira do banco: aquilo que está planejado, os temas que o banco está trabalhando, que projetos vão ao mercado e quando.”

Serão apresentados, a princípio, 41 projetos: oito de saneamento básico, seis de rodovias, quatro de iluminação pública, quatro de energia elétrica, quatro de mobilidade urbana, dois de portos, dois de gás natural, dois de tecnologia da informação, dois de abastecimento de alimentos, dois de presídios, um de comunicação, um de indústria, um do setor imobiliário, um de saúde e um de parque.

No futuro próximo, o BNDES Hub de Projetos vai funcionar ainda como uma rede de relacionamentos, facilitando o contato dos investidores entre si e com prestadores de serviços cadastrados, além de todos esses com a equipe de especialistas do banco.