Valor Econômico
09/07/2020

Por Maria Luíza Filgueiras

O BNDES ainda não retomou seus processos de ofertas de ações que estavam em andamento antes da crise, mas deve fazer isso em breve, conforme três fontes. As operações do banco são vendas de participações por meio de ofertas subsequentes, que podem voltar a ocorrer a partir do final desse terceiro trimestre.

Essas transações foram deixadas de lado com a pandemia, quando o mercado de capitais ganhou mais volatilidade e o BNDES teve que assumir outras prioridades para minimizar os efeitos da crise. Agora, são os próprios bancos de investimento que começam a reatar as discussões, incentivando algumas operações para aproveitar a janela de mercado que foi aberta com maior antecedência do que era esperado. Conforme uma fonte, o banco ainda vai redefinir o cronograma dessas ofertas.

“O BNDES vai reavaliar as prioridades e os atuais valuations de suas investidas, para definir onde estão as melhores oportunidades de saída”, diz a fonte. Essa discussão ainda não foi iniciada.

No plano traçado para 2020, estavam previstas as vendas da segunda tranche de participação na empresa de alimentos JBS, na petrolífera Petrobras, na empresa de energia Copel e na fundição Tupy. Desse planejamento, a única efetivada antes da crise foi a venda de ações da Petrobras, que deu ao banco R$ 22 bilhões.

A participação na geradora AES Tietê não compunha esse plano inicial, mas acabou passando na frente após a demonstração de interesse da Eneva e da AES Corp. Para a venda dessa fatia, o BNDES contratou o banco BR Partners como assessor financeiro, em uma operação que pode ser de venda direta ou compor uma transação de aquisição (M&A) que tem a Tietê como alvo.

Outra participação relevante do banco que entrará no programa de desinvestimento é a fatia na Eletrobras – cujo projeto de lei para privatização está travado na Câmara.

O Ministério da Economia pretendia fechar o ano com essa etapa concluída, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse achar difícil que essa votação aconteça ainda em 2020.