Portal Saneamento Básico
13/04/2021 

Empreendimento atinge 38% dos serviços concluídos.

Uma das obras mais importantes de expansão do saneamento básico de Santa Maria, a obra de duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lorenzi atinge 38% dos serviços concluídos.

Iniciada em 2020 com um investimento de R$ 26 milhões pela Corsan, a construção começa a tomar forma, é possível já ver boa parte da nova estrutura em pé.

A previsão é que ela seja concluída em 2022 e duplique a capacidade de tratamento de esgoto, para 520 litros por segundo.

Obras na Rede de Esgoto

A estimativa da Corsan é que, com a ampliação e outras obras de redes de esgoto pela cidade, mais 11 mil clientes possam ser interligados à ETE da Lorenzi. Com isso, Santa Maria, que tem 64% do esgoto tratado hoje, deve passar para 85% em 2023. Essa expansão da estação de tratamento é uma das principais metas da Corsan na renovação de contrato com a prefeitura, em 2018.

Com essa ampliação, a ETE poderá receber todo o esgoto da região de Camobi, cujas redes está na fase final de construção. Mas isso dependerá também da instalação de uma tubulação (emissário) que levará os dejetos de Camobi até a ETE.

Esse emissário será construído ao lado da nova perimetral, que começará na Estrada de Pains, perto da Faixa Nova, e irá até o trevo de acesso à Estância do Minuano, na BR-392.

Fonte: Diário SM.