Por:  Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

06/02/2019 – 13:56

Na manhã desta quarta-feira, 6, a engenheira civil da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Juliana Matos de Sousa, palestrou a servidores da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) no auditório da sede do órgão, em Palmas.

A engenheira, funcionária de carreira da Saneago há 25 anos, é especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Direito do Saneamento e Gestão de Planejamento Urbano. Veio a Palmas a convite do presidente da ATS, Romis Alberto da Silva, que também é servidor de carreira da Saneago e está à frente da autarquia estadual desde dezembro do ano passado.

Para o presidente, o intercâmbio entre Saneago e ATS traz ganhos importantes ao setor.  “O objetivo é fortalecer a ATS, e uma parceria de cooperação técnica entre empresas de saneamento vem ao encontro das necessidades do setor. Vamos trabalhar para formalizar essa parceria, visando agregar conhecimento em soluções técnicas e burocráticas”, informou Romis Alberto.

Palestra

Durante a palestra, Juliana Matos expôs importantes aspectos históricos e sociais do saneamento básico no País, e tendências para o futuro como as Parcerias Público-Privadas (PPP´s). Apresentou a importância do saneamento para promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica; do planejamento adequado e do diálogo com a comunidade para elaboração de políticas públicas eficientes. “Saneamento é saúde, é preservação, é trabalho, é educação, é cidadania, é turismo. Saneamento é vida”, definiu a engenheira.

Sob o ponto de vista da crise hídrica, das mudanças climáticas, do crescimento demográfico e da cultura do desperdício, a perspectiva, de acordo com Juliana Matos, é que em 35 anos, cerca de cinco bilhões de pessoas não tenham mais acesso a água. Por isso a importância da contribuição dos profissionais do saneamento para uma gestão eficaz que compreende o planejamento, fiscalização, regulação e prestação de serviços.