Aesbe realiza reunião da Câmara Técnica de Logística e Suprimentos (CTLS), com a participação da coordenação da Câmara Técnica de Inovação (CTI), nesta segunda-feira

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou na manhã desta segunda-feira (05) a reunião da Câmara Técnica de Logística e Suprimentos (CTLS), com a participação da coordenação da Câmara Técnica de Inovação (CTI), por videoconferência. O encontro contou com a participação de 17 pessoas de 6 Companhias Estaduais de Saneamento, e teve como pauta a apresentação do Programa Setorial de Qualidade de Tubulações de PVC para Infraestruturas, da Associação Brasileira dos Fabricantes de materiais para Saneamento (Asfamas).

A palestra do encontro foi apresentada pela diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Asfamas, Luciana Oriqui, e pelo gestor Executivo do Grupo Setorial de Tubos e Conexões de PVC, Mauro Adama Seabra. A apresentação discorreu sobre a organização da Asfamas, seus Grupos Setoriais, objetivos institucionais e os desafios do marco do Saneamento. A Asfamas ressaltou a necessidade da garantia da qualidade das novas instalações (ativos passarão a ser dos municípios); da correta destinação das redes substituídas; da cadeia de valor responsável e rastreabilidade; e qualidade/conformidade e impacto à população.

Em relação ao desenvolvimento do setor, os palestrantes explanaram sobre a ferramenta do Governo Federal, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que contém 3 sistemas: Siac (construtoras); SiMac (materiais); e SINAT (inovação e tecnologia). O PBQP-H é uma ferramenta que busca garantir habitação de interesse social, a qualidade desses projetos, e a produtividade do setor da construção.

De acordo com Luciana Oriqui, a Asfamas tem como missão desenvolver o mercado de sistemas hidráulicos para saneamento com foco na sustentabilidade e demonstrar a potência da estratégia ESG no Saneamento. “Trabalhamos em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento. Nós acreditamos que sustentabilidade está totalmente conectada com qualidade”, concluiu.

Acesse o site da Associação Brasileira dos Fabricantes de materiais para Saneamento (Asfamas) e saiba mais: http://www.asfamas.org.br/.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores