Aesbe realiza reunião com BID para tratar sobre pesquisa acerca dos impactos da mudança climática nos serviços públicos de água

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nesta quinta-feira (01), a Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou uma reunião com o Setor de Infraestrutura do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de abordar os impactos da mudança climática nos serviços públicos de água. Participaram do encontro Ben Solís Sosa, consultor do Setor de Infraestrutura no BID; o secretário Executivo da entidade, Sergio Antonio Gonçalves; e  21 representantes de diferentes companhias estaduais de saneamento.

O secretário Executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonçalves, em sua fala de abertura, ressaltou a importância da entidade e o apoio às ações que fomentem o desenvolvimento do saneamento brasileiro.

“A Aesbe é hoje a maior instituição que congrega os prestadores de serviços de saneamento e, em seu escopo nacional, é composta pelos melhores profissionais do setor atuando em nossas Câmaras Técnicas. O BID pode contar conosco em suas iniciativas para o saneamento nacional”, frisou.

Em sua apresentação, Ben Solís Sosa discorreu sobre a iniciativa do BID de realizar uma pesquisa, a ser respondida pelas empresas de água na América Latina e no Caribe, com o foco em coletar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas e seus impactos diretos e indiretos nas empresas de água desses locais. Segundo o consultor do Setor de Infraestrutura do BID, essas informações serão usadas para um relatório técnico que será publicado nos próximos meses pela instituição.

“O objetivo da pesquisa é coletar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas na distribuição de água. É uma pesquisa confidencial , já que vamos pedir informação para a elaboração de um relatório técnico que identifique alguns padrões regionais desses impactos. De modo a saber como as mudanças climáticas impactam as empresas de água e saneamento”, pontuou.

Em relação à elaboração do relatório técnico, Ben Solís Sosa salientou que essas informações oportunizarão o acesso à informação atualizada no setor. “O Brasil é um caso interessante por causa de seu tamanho e porque o DESINVENTAR, das Nações Unidas, não reporta informações para o país. Será uma oportunidade de obter informações atualizadas em primeira mão”, complementou.

Como parceiros, as seguintes instituições colaboraram com a disseminação da pesquisa entre associados: WOP – LAC (Parceria dos Operadores de Água da América Latina e Caribe – WOP – LAC); Aneppsa, no Peru; Andesco, na Colômbia; Aneas, no México. Além disso, a pesquisa foi enviada para grandes empresas individuais. Os resultados serão fechados com todas as empresas que responderem à pesquisa até 15 de junho de 2023.

A reunião teve como encaminhamento o pedido de colaboração do BID às companhias estaduais de saneamento no fornecimento de informações para a produção do relatório técnico, com o prazo para a apresentação dos dados até 22 de junho de 2023.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores