Aesbe integra Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab/DF)

Por Rhayana Araújo, assessora de Comunicação da Aesbe

01/12/2021

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) é escolhida para integrar o Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab/DF) para a gestão de 2022-2024.  A eleição ocorreu na sede da Secretaria de Obras do Governo do Distrito Federal nesta quarta-feira, 1º de dezembro de 2021.

O Conselho conta com 24 membros em sua composição e contém representantes de quatro grupos: Administração Pública do Distrito Federal; prestadores de serviços de saneamento básico; usuários; entidades técnicas, organizações da sociedade civil e entidades de defesa do consumidor relacionadas ao setor. A Aesbe se enquadra na representação de entidades técnicas com atuação no setor de saneamento, ocupando a suplência. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) – seção DF ocupa a titularidade da cadeira.

A Aesbe foi representada no evento por seu secretário executivo em exercício, Antonio Costa de Lima Junior. “A associação continua atuando fortemente na defesa de suas associadas em várias frentes. E, agora, continuará no Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal, onde foi eleita para ocupar uma cadeira em 2020, com o encerramento da gestão em 2022, e é uma satisfação podermos prosseguir nesta atuação em prol do fortalecimento do saneamento na capital federal”, afirma Antonio.

O presidente da Abes/DF, Sérgio Gonçalves, fala sobre a eleição. “Participamos da reunião de eleição das entidades que farão parte da próxima gestão do Consab/DF e a ABES/DF em articulação com a Aesbe e o Crea/DF fomos reeleitos para mais dois anos. Nesta articulação muito bem sucedida, a Abes/DF a a Aesbe reforçaram a parceria e estarão juntas no próximo mandato do Consab (2022/2024)”, informa.

O Consab/DF é um órgão de caráter articulador e consultivo. Sua criação faz parte das diretrizes do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 2017. Entre suas principais atribuições está o acompanhamento da implementação do PDSB – avaliando os relatórios sobre a prestação dos serviços e sua integração com os planos territorial, ambiental e de recursos hídricos – e propondo providências para o cumprimento de suas metas. O principal objetivo é a universalização dos serviços de saneamento, a fim de garantir o acesso de todos e de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente – com segurança, qualidade e regularidade suficientes.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores