Por meio de videoconferência, a Aesbe integrou, na última sexta-feira (22), a 10ª reunião do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab/DF). É a primeira vez que a associação participa de um encontro do conselho desde a sua eleição como membro, em 28 de janeiro deste ano.

Na ocasião, aprovou-se a ata da 9ª reunião, realizada em 31 de outubro do ano passado, e apresentaram-se os novos representantes da sociedade civil do Consab/DF. A comissão de credenciamento selecionou a Aesbe na categoria “Organização da Sociedade Civil com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade”, junto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

A pauta da reunião debateu temas relevantes, como as atividades do Grupo de Trabalho (Controle de Poluição em Corpos Hídricos) e da Câmara Temática (Saneamento Básico em Área Rural do Distrito Federal). O encontro discutiu também as ações das associadas em meio à pandemia da Covid-19. Na ocasião, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) apresentou o plano de ação realizado para mitigar os efeitos da situação de emergência declarada no Distrito Federal. Para Antônio Júnior, 1º suplente da Aesbe no Consab, “é uma satisfação enorme para a Aesbe fazer parte do conselho e contribuir para a melhoria do plano de saneamento do Distrito Federal, principalmente neste momento sensível em que estamos vivendo”, afirmou.

No decorrer da reunião, alinharam-se os próximos trabalhos e definiu-se o calendário das próximas reuniões: 13 de agosto, 29 de outubro e 3 de dezembro.  Além do Consab, a Aesbe possui assento no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), entre outros.

O Consab/DF

De caráter consultivo e articulador, o Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal possui 24 membros. Entre suas principais atribuições está o acompanhamento da implementação do PDSB (Plano Distrital de Saneamento Básico). O seu principal objetivo é a universalização dos serviços de saneamento, a fim de garantir a proteção do meio ambiente e o acesso de todos, de forma adequada, à saúde pública – com segurança, qualidade e regularidade suficientes.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores