Aesbe discute comunicação estratégica em encontro da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa, na Sanepar

No início desta semana, os assessores de Comunicação das Companhias Estaduais de Saneamento participaram da reunião da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). O encontro ocorreu nos dias 8 e 9 de abril, na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba (PR), com a participação de 20 membros da CTCI.

No primeiro dia de encontro, os membros fizeram uma visita ao Museu do Saneamento, que contém um programa de preservação da memória e cultura do saneamento do Estado do Paraná, desde 1988, com acervos históricos das diversas unidades da Sanepar. No local também participaram de uma palestra sobre o processo de Inovação que a Companhia coloca em prática por meio do Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETs).  Pela tarde, a visita foi aos Mananciais da Serra, na Serra do Mar, onde se encontra o primeiro reservatório de água para abastecimento público do Paraná, cuja construção remonta a 1904. O local é utilizado para atividades de educação ambiental e preservação do patrimônio histórico.

No dia 8, os participantes visitaram a Assessoria de Comunicação da Sanepar. Ali, conheceram os processos básicos de comunicação da empresa e trocaram experiências sobre as rotinas de atendimento à imprensa e desafios de comunicação. Após, foi realizada a reunião de alinhamento estratégico de Comunicação entre a Aesbe e as Companhias Estaduais de Saneamento. Dentre os assuntos discutidos durante todo o dia, teve como ênfase os ajustes do Curso para Comunicadores, que está sendo planejado pela Aesbe, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Membros da CTCI com o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile

Além disso, os profissionais abordaram sobre a Revista Sanear; definiram uma estratégia para divulgação dos trabalhos executados pelas 10 Câmaras Técnicas da Aesbe; falaram sobre estratégias para o enfrentamento comum de medidas provisórias, como a MP 868; discutiram sobre a criação da Campanha Lixo Zero nas Companhias; e iniciaram um processo para traçar o perfil da Assessoria de Comunicação das Companhias Estaduais de Saneamento. Ao final da reunião, o presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, cumprimentou os presentes e reforçou a importância dos assessores de Comunicação dentro das Companhias Estaduais de Saneamento.

A reunião foi conduzida pela coordenadora da CTCI, Angélica Ritter; pela secretária da Câmara, Dalviane Pires; e pela jornalista da Aesbe, Rhayana Araújo, e teve participação de 20 membros da Câmara, representando 16 Companhias Estaduais de Saneamento, incluindo a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que se reassociou à Aesbe no final de março deste ano.

As companhias participantes do encontro foram: Caerd (RO), Caern (RN), Caesb (DF), Cagece (CE), Casan (SC), Cedae (RJ), Cesan (ES), Compesa (PE), Corsan (RS), Cosama (AM), Cosanpa (PA), Deso (SE), Embasa (BA), Sabesp (SP), Saneago (GO) e Sanepar (PR).


Jornalistas no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar
Mini-palestra antes da visita nos Mananciais da Serra
Segundo dia do encontro, reunião de alinhamento estratégicoSegundo dia do encontro, reunião de alinhamento estratégico
Presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, em conversa com os membros da CTCI 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores