43 anos da Sanesul – Saneamento para todos

Por Assessoria de Comunicação da Sanesul

A  Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) nasceu no dia 26 de Janeiro por meio do Decreto Estadual nº 071/1979, com assinatura do então governador do estado Harry Amorim Costa.

A empresa iniciou as suas operações atuando diretamente na captação, tratamento e distribuição de água tratada para 17 municípios e com apenas 52 mil ligações de água.

Atualmente, está presente em 68 cidades e 60 distritos, universalizou o fornecimento da água tratada em todas essas localidades, e agora está ampliando a sua cobertura de esgotamento sanitário até atingir 100% da população.

Sanesul é uma empresa com autonomia administrativa e financeira e está vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizando ações e adotando uma gestão estratégica e sustentável para promover a saúde e a qualidade de vida para toda a população sul-mato-grossense.

2021

Com o fornecimento de água universalizado, a Sanesul direcionou seus projetos para as obras do esgoto doméstico. Buscou investimentos em parcerias com o governo federal e reinvestiu os seus recursos em infraestrutura na execução de redes de coleta, elevatórias e estações de tratamento. De forma independente, encerrou 2021 com 55% de cobertura de esgotamento sanitário e já garantiu recursos para expansão em 2022.

A capacidade sustentável da Sanesul rendeu destaque nacional, sendo uma das empresas de saneamento que mais avançou no cumprimento das exigências no novo modelo do Marco Legal de Saneamento.

A Sanesul chegou aos 43 anos com planejamento e superação de metas. Determinada em também atingir a universalização do esgotamento sanitário e garantir o cumprimento e manutenção das metas do marco regulatório, em 2020 firmou a contratação de PPP – Parceria Público Privada, que assegurou um investimento de mais R$ 3,8 bilhões, que deve beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas.

O projeto da Parceria Público-Privada foi construído para viabilizar obras de coleta e tratamento de esgoto doméstico em até 10 anos. O pioneirismo do Estado com a PPP do esgotamento é destaque devido a sua modelagem que garantirá os investimentos necessários para a prestação do serviço, antecipando uma série de obrigações previstas no marco regulatório.

Universalização

Água tratada e rede de coleta e tratamento do esgoto doméstico para todos: Esse é o cenário ideal do saneamento que vem sendo construído pela Sanesul e o Governo do Estado nos últimos anos, com benefícios evidentes para a saúde pública, a educação e o desenvolvimento das cidades.

Com todos os recursos já aplicados somados aos recursos da PPP, Mato Grosso do Sul será o primeiro estado a universalizar o esgotamento sanitário, por meio de sua companhia pública, que atuará em parceria com setor privado – num modelo muito importante de qualidade de gestão.

A Missão

Promover a qualidade de vida para a população é o compromisso da Sanesul desde o seu nascimento. A sua missão é clara e compartilhada com seus funcionários. Seus projetos, o desempenho financeiro, a gestão estratégica, a capacidade de crescimento sustentável, as parcerias e o trabalho de uma grande equipe de profissionais fazem com que a Sanesul esteja entre as melhores empresas do país, motivo de orgulho e de dever cumprido para todos que trabalham na empresa.

43 anos – saneamento para toda a população de MS

A Sanesul está em uma nova fase da sua história, com novos desafios e planejando atuar além das suas fronteiras, expandindo os seus negócios na área de saneamento básico. Acredita que ter o saneamento universalizado é alcançar um patamar superior de dignidade, humanidade e comprometimento com o futuro e as novas gerações.

Respeito, segurança, valorização humana, sustentabilidade, qualidade e regularidade nos serviços prestados, são valores da Sanesul para garantir a qualidade de vida e o bem-estar da população hoje e sempre em nosso Mato Grosso do Sul.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores