Cesan dá dicas para evitar o desperdício de água no Verão

Por Coordenadoria de Comunicação empresarial da Cesan 

O verão está aí e com ele o calor, que é amenizado com o consumo de água, tanto para matar a sede, quanto para se refrescar ou para realizar outras atividades diárias. Para não faltar água nessa época do ano em que o consumo naturalmente aumenta, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) dá algumas dicas para os capixabas evitarem o desperdício e aproveitar ainda mais a estação.

O desperdício de água pode ser reduzido com atitudes simples, como evitar banhos demorados e usar o sabonete somente com o chuveiro fechado, não lavar carros ou calçadas com mangueiras, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava as louças. Quando utilizar o vaso sanitário é preciso moderar nas descargas. A válvula ou caixa de descarga devem ser reguladas periodicamente. Praticando todas essas ações, os clientes podem economizar 1.065 litros de água.

É preciso ficar atento também às torneiras mal fechadas. Uma torneira gotejando, por exemplo, gasta 46 litros de água por dia. Já uma torneira com abertura de 12 mm gasta 33.934 litros de água por dia. Ao tomar esses cuidados, é garantido um verão mais consciente com o consumo de água.

Com essas medidas, o abastecimento não fica prejudicado, e principalmente, conseguimos preservar o meio ambiente.

Confira abaixo as 10 dicas para economizarmos no dia a dia:

– Evitar tomar banhos demorados. Para isso, reduza a duração em cinco minutos e use o sabonete com o chuveiro fechado. Com essa atitude é possível economizar 160 litros diários.

– O vaso sanitário não pode ser depósito de lixo ou cinzeiro, pois esse comportamento necessita de maior volume de água para eliminar os dejetos. Outro fator importante é regular sempre a válvula da descarga para evitar o desperdício. Com essas atitudes é possível economizar até 14 litros de água a cada descarga dada por dia.

– Para lavar o carro nada de usar a mangueira. Um balde cheio e pano são suficientes para dar aquela limpeza no automóvel. Essa atitude evita o desperdício de 520 litros.

– Troque a mangueira por um balde quando for lavar a calçada. Varra bem as folhas e a sujeira para evitar o desperdício de água. Apenas nesse comportamento serão economizados 250 litros.

– Na cozinha, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e jogue-os no lixo. Coloque água na cuba até a metade e feche a torneira para ensaboar. Só abra a torneira para enxaguar a louça, pois com isso você economizará 97 litros.

– Para lavar a roupa é importante acumular as peças para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa, pois caso você não alimente este comportamento irá gastar 414 litros de água.

– Para molhar as plantas é interessante coletar água da chuva ou regar no horário adequado antes das 8h ou após as 19h, pois ajuda a reduzir o excesso de evaporação. Com essa atitude é bastante reduzir bastante o consumo.

– Evitar que crianças tomem banhos sozinhos no chuveiro ou de mangueira. Isso ajudará a economizar bastante no fim do mês.
– Fechar bem as torneiras, o chuveiro e regular mensalmente a válvula da descarga. Isso evitará que o cliente gaste cerca de 100 litros de água.

– Verificar se há vazamentos na residência, por meio das dicas simples que o analista ensinou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores