“Inovação tem de estar aliada a sustentabilidade”

Época Negócios
JULIANA CAUSIN, CLAYTON RODRIGUES, LOUISE BRAGADO
07 OUT 2021

 

Para Daniela Manique, CEO da Rhodia, a indústria química tem obrigação de trabalhar para a criação de soluções sustentáveis. A empresa é vencedora da dimensão de Inovação do Época Negócios 360°

 

Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Rhodia, do setor químico, já começou a planejar o próximo centenário. A companhia do Grupo Solvay, que foi a campeã do Época NEGÓCIOS 360° na dimensão de “Inovação”, tem trabalhado com startups para criar novas soluções de materiais, além de investir na atração de jovens empreendedores de forma mais ágil e aliar todo o processo de inovação com uma área fundamental: a de sustentabilidade. 

Daniela Manique, CEO da Rhodia e presidente para América Latina do Grupo Solvay, explica que a química do futuro é sustentável. “É o que eu gostaria de deixar para a próxima geração: uma química formada apenas por renováveis”, diz. Para a CEO, o caminho rumo à redução de impacto ambiental, com a busca de soluções renováveis e biodegradáveis, é “uma obrigação da indústria”. Entre as criações recentes da empresa, estão os fios funcionais, feitos de fibras sustentáveis e biodegradáveis. O material já corresponde a 30% do portfólio da companhia. 

A CEO explica que, para trabalhar em parceria com startups e empreendedores, foram necessárias mudanças internas na empresa. “Essas mudanças têm sido fundamentais no caminho da inovação sustentável”, afirma. Um dos processos adotados para acelerar as pesquisas tem sido, por exemplo, o uso de inteligência artificial na testagem de novos materiais. “Dessa maneira, criamos mais valor de uma maneira mais rápida”, afirma a executiva. 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?