Fórum da Cooperação Técnica realiza balanço do convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento e CAEMA

Nesta segunda, 16, o Fórum da Cooperação Técnica AFD/CAEMA realizou um balanço do convênio estabelecido, em maio de 2020, entre a CAEMA e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia, otimizar o planejamento de recursos e a eficácia de sua implementação, bem como promover a eficiência operacional e da gestão de negócios, a sustentabilidade financeira, o acesso a serviços e a capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa, a CAEMA  recebeu consultorias financiadas a fundo perdido pela AFD.

Apontando os principais pontos de melhoria da CAEMA, que permitirão o melhor desempenho da associada da Aesbe, foram desenvolvidos, junto à consultoria francesa ASPA Utilities, aspectos relevantes do Diagnóstico e Plano Estratégico, que foram apresentados no evento.

O fórum contou com a presença das seguintes autoridades:

  • André dos Santos: diretor-presidente da CAEMA;
  • Maria Edna Portela do Carmo Velez: diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas (DG);
  • Clenilson Novaes Gonçalves dos Santos: diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente (DO);
  • Carlos Rogério Santos Araújo: diretor de Engenharia e Meio Ambiente (DE);
  • José Oliveira Ataídes: diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente (DC);
  • Philippe Orliange: diretor regional Brasil Cone Sul da AFD;
  • BetrandDardenne e Rui Roda: consultores da ASPA Utilities.

É importante destacar que o debate para a colaboração mútua entre as instituições iniciou-se em novembro de 2018, logo após a primeira missão de representantes da AFD à CAEMA. Dessa forma, firmou-se, ao longo deste tempo, um diálogo entre as instituições, com o qual identificaram-se as demandas, a situação econômica–financeira, a relevância dos projetos operacionais e o potencial de melhoria da Companhia.

Sobre a AFD, a agência é protagonista da política de desenvolvimento da França e apresenta novas expectativas de mudanças e aprimoramento na política de saneamento básico do estado do Maranhão. Além disso, por meio do financiamento do setor público e de ONGs, de publicações e de trabalhos de pesquisa (Edições AFD), de capacitação sobre o desenvolvimento sustentável (Campus AFD) e de conscientização na França, a AFD financia, acompanha e impulsiona as transições para um mundo mais justo e resiliente.

A Associação encontra-se presente em mais de 4000 projetos em campo, nos departamentos e territórios ultramarinos franceses, em 115 países e em territórios em crise, construindo com seus parceiros soluções compartilhadas, com e para as populações do Sul, em favor do clima, da biodiversidade e de outros fatores.

 

 

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?