Conselho da Aegea aprova emissão de debêntures no total de R$ 800 milhões

Valor Econômico
17/09/2021

Por Eulina Oliveira

O conselho de administração da Aegea Saneamento e Participações aprovou, nesta quinta-feira (16), a 9ª emissão de debêntures da companhia, no montante total de R$ 800 milhões. Conforme o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), serão emitidas debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, com prazo de vencimento de sete anos.

A emissão será objeto de distribuição pública com esforços restritos de colocação, sob o regime de garantia firme de colocação. A Fitch atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’, com observação negativa, à proposta da 9ª emissão de debêntures quirografárias da Aegea.

A agência de classificação de risco destaca que os recursos da emissão serão utilizados para o reperfilamento do endividamento e reforço do capital de giro e da liquidez. “A Fitch já avalia a Aegea com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’,em observação negativa”, diz.

“A observação negativa reflete o potencial impacto na alavancagem financeira da Aegea pela aquisição de parte de dois blocos (concessionárias) no leilão da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Estado do Rio de Janeiro (Cedae)”, ressalta a Fitch.

Segundo a agência, o rating da Aegea reflete o baixo risco de negócios do setor de saneamento e a diversificação de sua base de ativos. “A empresa também apresenta adequada liquidez e comprovada flexibilidade financeira.”

“O rating é limitado pela expectativa de fluxos de caixa livres (FCFs) negativos, decorrentes de sua agressiva estratégia de crescimento”, acrescenta. A Fitch classifica a Aegea com base no perfil de crédito consolidado com suas subsidiárias.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?