Câmara Técnica de Gestão Empresarial (CTGE) se reúne em Belém (PA)

Por Rhayana Araújo e Assessoria de Comunicação da Cosanpa

 

CTGE se reúne presencialmente em Belém (PA)

Depois de quase dois anos sem reuniões presenciais, as Câmaras Técnicas da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) estão retornando com os encontros. A Câmara Técnica de Gestão Empresarial (CTGE) é o terceiro grupo a realizar reunião presencial neste ano. Os integrantes foram recebidos nesta sexta-feira (29) pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), em Belém (PA). José De Angelis, presidente da companhia anfitriã, compareceu à reunião para dar as boas-vindas aos presentes.

O encontro tem a participação de 14 empresas estaduais e da Aesbe – por meio da representação do secretário executivo em Exercício, Antonio Costa Lima Junior. O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Pedro Cardoso Santana Filho, também participou da reunião.

Integrantes da CTGE visitam a maior ETA do Pará

Durante o dia, o evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, os gestores da área do saneamento visitaram a maior Estação de Tratamento do Pará, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bolonha, onde conheceram desde a logística, captação, tratamento e distribuição de água. Já pela parte da tarde, os participantes se reuniram na sede da Companhia para discutir cases de sucessos em gestão empresarial.

Pela tarde, o grupo realizou a reunião técnica, ocasião em que foram compartilhadas experiências da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) sobre o Modelo de Excelência da Gestão®️ (MEG).

Presidente da Cosanpa

O presidente da Cosanpa, José de Angelis, enfatizou a importância do encontro no estado. “É com muita honra que a Cosanpa recebe todos vocês, é de extrema importância essa experiência, pois além do aprendizado, entendemos a maneira de fazer saneamento em outros estados”, afirmou.

Para Dante Ragazzi Pauli, superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp e coordenador da Câmara de Gestão Empresarial, “o nosso objetivo é discutir como fazer gestão e como melhorar a gestão das nossas empresas”, enfatizou.

Dante Ragazzi, coordenador da CTGE, durante apresentação

Sobre a ETA Bolonha, o Pedro Cardoso Santana Filho, presidente da Caesb, afirmou que “foi uma surpresa, é a primeira vez que venho à Belém, e a ETA Bolonha tem mais ou menos o mesmo padrão da nossa ETA descoberta em Brasília em volume de produção de água, com algumas diferenças pontuais no sistema de produção de água, é importante a gente conhecer realmente”, finalizou.

Filipe Alcioni, assessor de Planejamento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e secretário da CTGE, afirmou que o evento é muito importante porque é possível aprender com os participantes sobre os desafios de saneamento do Brasil, principalmente agora com a atualização do marco do saneamento.

O economista e representante da Cosanpa na CTGE, Roberdan Duarte, ressaltou que “é fundamental que haja essa socialização de informação, é um parâmetro que deve sempre seguir, tudo é experiência”.

Além da Aesbe, Cosanpa, Aesbe, Sabesp, Copasa, Caesb e Casan, a reunião teve representação das empresas: Agepisa, Caer, Caerd, Cagepa, Cedae, Cosama, Deso, Embasa e Saneatins.

Neste sábado (30), alguns integrantes da CTGE vão participar do Seminário Sobre Gestão Por Resultados, realizado pelo Governo do Estado do Pará.

 

Integrantes da CTGE durante visita técnica à ETA Bolonha, a maior do Pará

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores