Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Água

O controle de qualidade das águas distribuídas pelos sistemas operados pelas Companhias Estaduais de Saneamento Básico é de fundamental importância para a saúde das populações abastecidas.

Este controle tem se apresentado como uma ferramenta imprescindível para constatação de eventuais irregularidades, permitindo que, por meio das providências necessárias desencadeadas, estas Companhias possam distribuir água de qualidade.

Para realização deste controle, assim como para a identificação das ações necessárias a regularização das eventualidades, estas Companhias têm demandado de tecnologias cada vez mais avançadas, complexos procedimentos e, principalmente, do aprimoramento e atualização dos profissionais responsáveis por esta área de atuação.

Sensível a essas necessidades, e, se valendo do seu poder agregador, assim como também tem feito com outros segmentos profissionais de interesse do setor, a AESBE tem endossado e abrigado um fórum formado pelos representantes das áreas de controle da qualidade da água utilizada para abastecimento pelas associadas.

Este fórum, que teve início em 2001, como um pequeno grupo formado por convocação da AESBE por ocasião da revisão da Portaria 36, e pelo continuo e sério trabalho realizado, em 2003 foi promovido por esta associação à Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Água (CTCQ).

Desde então, graças ao empenho, dinâmica, comprometimento e forma de organização dos seus integrantes, a CTCQ conseguiu universalizar a abrangência de participação no âmbito das associadas e se fortalecer em solidariedade, conhecimento e unidade como grupo. Essas características se tornaram fundamentais para que a representação desta CTCQ fosse buscada e reconhecida em sua importância por agentes externos, tal como o Ministério da Saúde, para discussões relevantes do setor, como às referentes à revisão continuada da Portaria de Potabilidade de Água.

Hoje, com quase duas décadas de existência, importante atuação no setor e grandes produtos oferecidos ao longo de sua história, a CTCQ encontra-se na sua décima primeira gestão. Atualmente encontra-se organizada em oito grupos técnicos dedicados a assuntos de interesse para a área de atuação e três grupos estratégicos com vistas a guarda do memorial histórico e do bom senso na condução e decisão em assuntos fundamentais para a continuidade e bom desempenho dos trabalhos desta câmara.

Coordenador da Câmara Técnica

  • Vasti Ribeiro – SABESP

Secretária

  • Rafael Luiz Prim – CASAN

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?