Audiência Pública vai debater proposta que cria microrregiões de saneamento básico em Goiás

Jornal Opção
27/08/2021

O deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) promove audiência pública para debater sobre o projeto de lei que propõe a regionalização do saneamento básico em Goiás. O evento será realizado na próxima segunda-feira (30), às 14 horas, na Assembleia Legislativa de Goiás.

A proposta, oriunda do Governo de Goiás, institui a criação de microrregiões de saneamento em diferentes regiões do Estado. “A regionalização é premissa essencial do novo marco legal do saneamento. Levaremos essa discussão até a sociedade para melhor compreensão do projeto de lei enviado pelo Executivo. O objetivo é ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto em todos os municípios”, explicou o parlamentar Virmondes Cruvine.

De acordo com o texto, o propósito é superar os obstáculos das desigualdades no acesso aos serviços de saneamento básico e garantir que sejam cumpridas as determinações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026, de julho de 2020) que, em síntese, instituiu a livre concorrência para sistemas de água, esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos. No entanto, a medida vem preocupando os municípios, que temem a perda de autonomia.

Representantes da Federação Goiana de Municípios (FGM) e o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox, confirmaram presença na audiência pública.

Convidado pela AGM, o consultor econômico, Cláudio Frischtak, especialista em infraestrutura e sócio fundador da Inter B., também participará do encontro para fazer uma análise da estrutura do projeto e a viabilidade econômica da proposta.

A Audiência Pública servirá para esclarecer aos deputados e prefeitos goianos sobre os desafios e oportunidades que o Novo Marco Legal de Saneamento traz para os municípios e para a melhoria da qualidade de vida de sua população.

 

AESBE - Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento

SCS - Quadra 01 - Bloco H - Edifício Morro Vermelho - 16º andar - CEP: 70399-900 - Brasília-DF - Tel/Fax.: 55 61 3022-9600

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?