ABES celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento do ranking ABES da  Universalização do Saneamento

ABES celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento do ranking ABES da 
Universalização do Saneamento

Na próxima sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) lança a quarta edição do Ranking ABES da Universalização do Saneamento. Um dos objetivos do documento é apresentar um panorama da situação de cada município do país em relação à universalização do saneamento.

A partir de indicadores, o ranking identifica o quão próximo os municípios estão de atingirem suas metas, apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. E também, apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico, instrumento fundamental para as políticas públicas de saneamento no país e condição para obtenção de recursos da União para esses serviços a partir de 2023.

Em 2020, o estudo reuniu 1.857 municípios das 27 capitais brasileiras, o que representa cerca de 70% da população do país, e mais de 33% dos municípios. Só participam aqueles que fornecem ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) informações para cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados. São eles: abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.

O evento, online e gratuito, terá presenças confirmadas de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES, e Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação. Para assistir ao evento basta se inscrever através do link: https://bit.ly/2LYAnxW.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores