Por Rhayana Araújo – Assessora de Comunicação da Aesbe

O presidente da Aesbe, Roberto Tavares, deu as boas-vinda aos novos presidentes.

Presidentes e representantes das Companhias Estaduais de Saneamento se reuniram nesta quinta-feira, 31, na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para a primeira Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) de 2019. O encontro teve como pauta inicial a apresentação dos novos presidentes das Companhias Estaduais de Saneamento, visto que a mudança de gestão ocorreu em vários estados, devido à troca de governantes. Também foi realizada a eleição dos Vice-Presidentes Regionais e dos Membros do Conselho Fiscal.

As pautas da reunião também englobaram: apresentação do Relatório de Atividades da entidade, exposto pelo secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira; aprovação do Orçamento da Aesbe de 2019; e informes e atualizações sobre o andamento da MP 868/2018 do Governo Federal no setor de saneamento.

Roberto Tavares, presidente da Aesbe e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), deu as boas-vindas aos novos presidentes. “Desejo a todos que estão chegando agora que tenham uma excelente gestão. E espero que a gente tenha uma atividade integrada, objetiva e que possamos defender a prestação regionalizada do saneamento. A principal missão da Aesbe é defender essa prestação com economia de escala, para que a gente possa chegar à tão sonhada universalização do saneamento”, relatou o presidente.

Roberto Tavares está no seu segundo mandato no comando da Aesbe. A sua gestão terminaria em junho de 2018, mas, devido a movimentação em relação à MP do Saneamento, a Assembleia escolheu, por unanimidade, que o mandato de Tavares fosse prorrogado até março de 2019. “Lutamos para que o saneamento possa de fato ocupar um lugar de destaque no Brasil. E eu espero que o meu sucessor possa continuar com essa árdua batalha. E, claro, continuarei aqui como presidente da Compesa”, ressaltou.

O presidente disse ainda que a expectativa é que a partir de fevereiro os presidentes que compõem a Aesbe possam atuar conjuntamente na discussão da MP 868, que é a pauta do momento. “O ano de 2018 foi muito intenso, devido à Medida Provisória 844. E já começamos 2019 também com o mesmo ritmo, com a nova MP 868. Já tivemos duas reuniões com o Governo Federal só neste mês – uma na primeira semana do ano. E pretendemos continuar no encalço, tanto do Governo Federal – como dos deputados e senadores, para que a MP não seja aprovada da forma que está”, finalizou.

Eleição – A Assembleia elegeu quatro novos vice-presidentes, sendo eles: James da Silva Serrador (Caerr/RR), Marcus Vinicius Fernandes Neves (Cagepa/PA), Fernando Rodrigues Ferreira Leite (Caesb/DF) e Carlos Aurélio Linhais (Cesan/ES), referente às regiões Norte, Nordeste I, Centro-Oeste e Sudeste, respectivamente. Nas regiões Nordeste II e Sul permanecem Rogério Cedraz (Embasa/BA) e Jorge Luis Costa Melo (Corsan/RS).

Para o Conselho Fiscal, foi eleito como presidente Cláudio Stábile (Sanepar/PR) e como membros foram reeleitos Neurisangelo Cavalcante de Freitas (Cagece/CE) e Ricardo Soavinski (Saneago/GO), este último era membro anteriormente como presidente da Sanepar (PR).

A composição completa da Diretoria da Aesbe está no quadro abaixo.

A gestão dos vice-presidentes Regionais e dos membros do Conselho Fiscal será até 31 de março. Após o término, haverá eleição geral da Diretoria da Aesbe, inclusive para presidente. A eleição extraordinária desta quinta-feira ocorreu devido aos cargos ficarem vagos, após a saída de alguns presidentes.

Participaram do encontro 21 pessoas, dentre presidentes e representantes, de 17 Companhias Estaduais de Saneamento.

Diretoria da Aesbe

Diretor Presidente

Roberto Cavalcanti Tavares (Compesa/PE)

Vice-Presidentes

Norte – James da Silva Serrador (Caerr/RR)

Nordeste I – Marcus Vinicius Fernandes Neves (Cagepa/PA)

Nordeste II – Rogério Cedraz (Embasa/BA)

Centro-Oeste – Fernando Rodrigues Ferreira Leite (Caesb/DF)

Sudeste – Carlos Aurélio Linhais (Cesan/ES)

Sul – Jorge Luis Costa Melo (Corsan/RS)

Conselho Fiscal

Presidente – Cláudio Stábile (Sanepar/PR)

Membro – Neurisangelo Cavalcante de Freitas (Cagece/CE)

Membro – Ricardo Soavinski (Saneago/GO)