Secretário executivo da Aesbe participa de Simpósio de Automação em Saneamento

Por Assessoria de Comunicação da Aesbe

19/03/2019

Ubiratan Pereira faz abertura do Simpósio ISA São Paulo de Automação em Saneamento

O secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Ubiratan Pereira, participou na manhã desta terça-feira, 19, da abertura do V Simpósio ISA São Paulo de Automação em Saneamento, realizado em São Paulo (SP). O evento é realizado pela ISA São Paulo, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O primeiro palestrante do Simpósio foi o Ubiratan Pereira, que falou sobre a agenda propositiva da Aesbe, passando pela Regulação do setor de saneamento; centralização dos recursos para o saneamento; simplificação dos processos de financiamento; criação do fundo garantidor e Locação de Ativos; aperfeiçoamento do Snis/Sinisa; desoneração do Pis/Cofins, dentre outros assuntos presentes na agenda propositiva.

Pereira finalizou falando sobre a atuação da Aesbe em relação à Medida Provisória 868/2018, que altera o Marco Legal do Saneamento Básico. Ele explicou que da forma como está escrito o artigo 10C da MP do Saneamento, haverá desestruturação do setor de saneamento. “A grande questão é a obrigatoriedade dos municípios consultarem primeiro o setor privado, antes de prorrogar contratos de concessão com as Companhias Estaduais de Saneamento. Queremos um texto que não comprometa e que não prejudique a sociedade brasileira. Da maneira como está proposto, não é possível a gente concordar”, explicou Ubiratan.

O Simpósio segue até o final da tarde desta terça-feira, 19. O público do evento é composto por técnicos e engenheiros de instrumentação, controle e automação, técnicos e engenheiros de manutenção e gestores de plantas de tratamento de água e de efluentes.

           

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores