Sanepar participa de seminário sobre água e saneamento no Paraná

O evento foi promovido pelo Rotary, com o apoio da Sanepar, Itaipu e governo do do Estado

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

Glauco falou da importância das parcerias com as entidades sociais

No sábado (26), o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião, representou a empresa no Seminário Internacional de Água e Saneamento, realizado no Canal da Música, em Curitiba. Glauco falou durante o painel “Parcerias Inteligentes”, junto do coordenador da comissão de organização do evento, Antonio Hallage. O evento foi promovido pelo Rotary, com apoio da Sanepar, Itaipu e governo do Estado.

Hallage abriu o painel lembrando do histórico de atividades realizadas em parceria entre a Sanepar e o Rotary e divulgou as intenções para novas atividades, como a capacitação de rotarianos, palestras em comunidades e a criação de centros de educação ambiental em diversas cidades.

Glauco falou da importância das parcerias com as entidades sociais para a preservação do meio ambiente. “A questão da sustentabilidade de uma empresa – e mesmo de uma sociedade ou até de um casamento – está ligada ao respeito aos seus valores. A Sanepar e o Rotary possuem muitos valores em comum e é fundamental que nos coloquemos na posição de quem atua a serviço do meio ambiente. A relação da Sanepar com a sociedade se fortalece na parceria com o Rotary”, disse. O diretor também citou as 25 parcerias internacionais de pesquisa e cooperação técnica que a Sanepar mantém hoje, voltadas à busca de soluções para a universalização do saneamento e para o enfrentamento de desafios futuros nessa área. “Ainda temos um número muito expressivo de populações, dentro e fora do Brasil, sem acesso à água potável. A crise hídrica é um dos grandes desafios da humanidade e ela não atinge apenas a quem não tem água hoje. Por isso, nas questões ambientais, os desafios precisam ser enfrentados conjuntamente. A Sanepar, que se entende como uma empresa ambiental vocacionada ao saneamento, precisa apoiar e participar das soluções para esse problema”, disse.

Segundo o diretor do Rotary International, Paulo Zanardi, o evento é parte da busca da instituição por soluções e parcerias que mudem hábitos ligados ao desperdício da água, um recurso natural precioso e limitado. “Com o apoio da Sanepar, pretendemos disseminar junto à comunidade do Paraná informações para a conscientização sobre a importância do saneamento básico, da preservação, revitalização e conservação dos recursos hídricos”, afirmou.

O evento contou com outros painéis, com apresentação de casos de sucesso de projetos rotarianos na educação ambiental, estudos sobre desafios e soluções para o abastecimento de água nas cidades, gerenciamento da disponibilidade de água e a política de recursos hídricos no Brasil.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores