Núcleo de Operações e Controle da Sanesul monitora abastecimento de água em tempo real

Governador Reinaldo Azambuja e a diretoria da Sanesul inauguraram na sexta-feira (14) o Núcleo de Operações e Controle da Sanesul

Por Assessoria de Comunicação da Sanesul

Em painéis instalados, é possível visualizar em tempo real o abastecimento de água das cidades em detalhes.

A Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul S.A. (Sanesul) está utilizando tecnologia avançada para monitorar em tempo real os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju e do distrito de Vista Alegre.

A Empresa conta agora com o Núcleo de Operações e Controle, instalado na sede da Sanesul, em Campo Grande. Por meio de telemetria (sistema tecnológico de monitoramento), a Sanesul consegue acompanhar em tempo real todo o sistema de abastecimento de água nos referidos municípios.

Em painéis instalados, é possível visualizar em tempo real o abastecimento de água das cidades em detalhes, tais como os índices de produção dos poços, bem como a quantidade de água disponível em cada reservatório da Sanesul.

“Com essas informações, uma equipe de técnicos verifica simultaneamente a distribuição de água e, caso ocorra alguma falha, consegue identificar de forma rápida o problema e iniciar os reparos necessários em conjunto com as unidades locais”, explica o diretor comercial e de operações da Sanesul, Onofre Assis de Souza.

Ainda de acordo com o diretor, a Sanesul está elaborando projetos para que outros municípios operados pela estatal também sejam monitorados em tempo real pelo Núcleo de Operações e Controle.

Para o diretor de Administração e Finanças, André Soukef, o Núcleo da Sanesul tem um papel estratégico.

“Entendemos que a tecnologia empregada nos nossos processos será o diferencial entre as boas empresas que se destacam no nosso e em outros setores, nos auxiliando a tomar decisões mais rápidas e precisas e que gerem economia nos custos e despesas. Será utilizada para nos manter entre as melhores companhias de saneamento do país”, disse.

O diretor-presidente da Empresa, Luiz Rocha, ressaltou que esse investimento é fundamental para garantir o abastecimento de água com qualidade nos municípios atendidos pela Sanesul.

A inauguração do Núcleo de Operações e Controle da Sanesul foi realizada na última sexta-feira (14). Além do governador Reinaldo Azambuja e do diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, também estiveram presentes demais diretores e funcionários da estatal, deputados estaduais e demais autoridades.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores