Mensagem do Presidente da CASAN: Mais um aniversário e motivos para celebrar

Sede da Casan.

Depois de décadas com a contabilidade no vermelho e com dificuldades que só os que têm mais tempo na empresa podem mensurar, a CASAN é hoje uma empresa pública eficiente e forte. Estabilizada economicamente, vem liderando uma Revolução no Saneamento de Santa Catarina, com um canteiro de obras de esgoto que, se ainda não nos levará ao patamar sonhado, vai recuperar um atraso importante.

Da mesma forma a eficiência vem se mostrando nos sistemas de água. Nos últimos três anos houve o registro de pelo menos duas grandes estiagens, mas os municípios do Sistema CASAN não ingressaram, desta vez, em estado de emergência ou de calamidade. O tema da falta de água praticamente sumiu, principalmente no Litoral, onde a aproximação do Verão levava a população e as autoridades ao pânico porque não tínhamos como abastecer a moradores e turistas. Temos ainda problemas pontuais no Interior, mas estamos atuando neles, um por um.

Os tempos mais difíceis ficaram para trás e muitos dos pioneiros que viveram aquele período estão se despedindo por meio do PDVI. Os que permanecem e os que entram, porém, têm desafios ainda maiores. O assédio do mercado privado e municipal de saneamento cresceu. E aumentou o número de adversários da empresa pública. A sociedade está mais exigente, até pelo nível que alcançamos. Portanto, temos de ser ainda melhores.

O início de um novo ciclo é um estímulo para refletir sobre isso. Hoje é dia de agradecer à dedicação e ao empenho de todos que fizeram da CASAN uma das principais empresas de saneamento do país, um status cada vez mais reconhecido fora de Santa Catarina. É dia de dizer um muito obrigado também aos familiares que, muitas vezes, têm de abrir mão de horas de convívio e de lazer para que nossos funcionários se dediquem às questões de abastecimento. Afinal, atuamos em um setor que exige atenção e trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente da estação do ano.

Há ainda muito por fazer, mas a trilha percorrida até aqui deve orgulhar a todos. Iniciamos amanhã o caminho rumo ao Cinquentenário da Companhia. Não temos como imaginar como o Brasil e o Estado estarão em 2021, mas só temos o direito de projetar uma CASAN ainda mais eficiente. Uma empresa mais ágil e transparente nas respostas. E uma empresa que valorize ainda mais as equipes da ponta, pois são elas que estão em contato direto com os munícipes, nossa razão de ser.

Feliz Aniversário a todos!

Um forte abraço

Adriano Zanotto
Diretor-presidente

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores