Interligação de macroadutora foi uma das maiores operações da Casan

Por Assessoria de Comunicação da Casan

11/12/2017

Uma das mais complexas operações da CASAN está concluída com o restabelecimento do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana

 A obra realizada para interligar a Adutora 1.200 mm, a maior tubulação do Estado em diâmetro (1,2 metro), se encerrou ainda na sexta-feira à noite, mas boa parte do município de Biguaçu e o entorno da Bacia do Itacorubi, em Florianópolis, ficaram com baixa pressão e baixa vazão de água durante o fim de semana.

Para os moradores de Biguaçu pode-se dizer que os transtornos dos últimos três dias serão compensados com um melhor abastecimento já a partir deste Verão, já que a conclusão da Adutora 1.200 mm solucionará problemas históricos.

Mais de 30 trabalhadores estiveram envolvidos, entre engenheiros e operários da CASAN e da construtora Stemag, além de dois caminhões munck, um guindaste, uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras, três caçambas-basculantes, um caminhão-pipa e dois caminhões modelo hidrovácuo. A operação também contou com equipamentos menores, como motodiscos, motosserras e rolo compressor.

As fotos dão uma ideia da grandiosidade das peças e das escavações necessárias (a cerca de 4 metros de profundidade), bem como os cuidados extras de escoramentos que tiveram de ser tomados. A peça principal, em formado de “Y”, era maior do que a carroceria de um caminhão. Foram 24 horas ininterruptas de trabalho, das 5h da madrugada de sexta às 5h de sábado, na pista marginal da BR-101, na altura do bairro Forquilhinhas, em São José.

A interligação de sexta-feira foi a penúltima parte de implantação de 15,6 quilômetros desta grande rede. O traçado da Adutora 1.200 mm se estende desde a Estação de Tratamento de Água localizada do Morro dos Quadros, em Palhoça, até a entrada da Capital.

Esta é a maior tubulação da CASAN no Estado trazendo água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis. Trata-se da principal obra da Operação Verão 2018, com investimento que chega a R$ 24,6 milhões.

ÚLTIMA ETAPA NA QUARTA-FEIRA

Na próxima quarta-feira será feita uma operação semelhante, desta vez próximo ao Supermercado Angeloni, em Capoeiras (Continente). A CASAN vai divulgar nesta segunda – em comunicados oficiais de rádios, à imprensa em geral e pelas suas Redes Sociais – a data e horário desta nova obra, que exigirá o corte do abastecimento durante o dia em boa parte de Florianópolis, mais especificamente na Ilha. Será a última etapa antes de colocar a Adutora 1.200mm em operação plena, melhorando a partir daí o abastecimento de toda a Região Metropolitana.

A CASAN pede desculpas pelos transtornos, mas reitera que está finalizando uma obra que trará benefícios perenes. Desde já alertamos os moradores de todo o Centro, Saco dos Limões, Agronômica, Carianos, Costeira do Pirajubaé e a Bacia do Itacorubi (Pantanal, Santa Mônica, Trindade, João Paulo, Monte Verde e Saco Grande) que a pressurização da água nestes bairros só deve retornar ao normal na sexta-feira. Por isso, pedimos a compreensão de todos e o uso mais restrito possível de água tratada durante este período.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores