Embasa combate ligações irregulares em estabelecimentos comerciais em Salvador (BA)

No último dia 5, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), em parceria com as Polícias Civil, Militar e Técnica, promoveu ações de combate a fraudes na região do Ogunjá e também na Vila Laura, em Salvador (BA). O foco das ações foram estabelecimentos comerciais com ligações irregulares que abasteciam dois restaurantes de médio porte, três restaurantes de pequeno porte, um pequeno comércio e dois lava a jato.

Após a perícia da polícia técnica, as ligações clandestinas foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis foram intimados a depor. O proprietário de um dos estabelecimentos atingidos pela ação já procurou a Embasa para regularizar sua situação e colocar a ligação nos padrões, quitando os débitos existentes.

A prática de furto de água é crime e a pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa. A estimativa é que tenham sido desviados, ao todo, um volume em torno de 200m³ de água por mês e que o valor da soma das multas aplicadas atinja um montante superior a 10 mil reais.

A Embasa vem intensificando as ações de combate as fraudes que causam prejuízo à empresa e afetam o abastecimento de quem paga sua conta em dia. “Quem furta água normalmente não tem preocupação em fazer o uso racional e prejudica o abastecimento regular dos vizinhos. A manipulação das redes e ramais para fazer os chamados gatos ainda facilita o surgimento de vazamentos e possibilita a contaminação da água. A conscientização acerca da importância do abastecimento regular possibilita que a população cobre a regularidade e uma qualidade superior no serviço. A partir do momento em que conseguimos evitar o uso indevido da água, fazemos com que o volume distribuído para os consumidores regulares seja maior.”, explica o gerente setorial de comercialização da Unidade da Federação, Israel Martins.

A população também pode auxiliar no combate a esse tipo de crime. Quem suspeitar de um gato de água pode denunciar ligando para o teleatendimento da Embasa, no telefone 0800 0555 195. A ligação é gratuita e a denúncia é anônima.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores