Deso vence em duas categorias no Prêmio Socioambiental Chico Mendes

Por Assessoria de Comunicação da Deso

Conquista pontua o reconhecimento nas categorias “Ação Socioambiental Responsável e Educação Ambiental e Sustentabilidade”

 A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), venceu nas categorias “Ação Socioambiental Responsável e Educação Ambiental e Sustentabilidade” o Prêmio Socioambiental Chico Mendes – PSACM, que reconhece iniciativas sustentáveis, com os melhores cases de sucesso de empresas e instituições certificadas com o Selo Verde e que contribuíram para o desenvolvimento sustentável. Em sua 11ª. Edição, o Prêmio que é entregue em uma cerimônia realizada anualmente, aconteceu na cidade de Curitiba, no Paraná.

Para Wanderlê Correia, diretor Comercial e Financeiro, o Programa Deso Vida, que conquistou o Prêmio na categoria “Ação Socioambiental Responsável” é fruto de um trabalho desenvolvido com competência e que preza pelo uso racional da água. “O Prêmio Chico Mendes é uma referência para a nossa empresa e sinaliza que estamos no caminho certo, buscando a excelência na execução dos serviços. O trabalho que a empresa presta para as entidades inclusas no Programa Deso Vida, desenvolve trabalhos filantrópicos e presta serviços a comunidade, sem fins lucrativos, e recebe por parte da Deso um tratamento diferenciado com desconto na tarifa de água. Mesmo tendo um abatimento na fatura de água a empresa compartilha com essas entidades um serviço de uso racional da água. Desenvolvemos esse programa e acompanhamos o uso racional da água, em um consumo consciente de um bem tão escasso que é a água. Esse trabalho é desenvolvido pela equipe do atendimento social, que acompanha o programa de forma competente e comprometida com a empresa e com a questão social. Toda a equipe merece os parabéns por ter conquistado esse prêmio para a Deso”, ressaltou.

Segundo Aline de Jesus Lima, assistente Social da Companhia, a empresa está no caminho certo. “O Programa Deso Vida contribui para a sustentabilidade de instituições sem fins lucrativos que atuam em Sergipe, proporcionando desconto na tarifa de água e incentivando o uso consciente do recurso. A premiação junto ao conceituado Instituto Chico Mendes é o reconhecimento de que a Companhia de Saneamento de Sergipe está no caminho certo, cumprindo sua missão com viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental”, disse.

De acordo com Gabriel Almeida de Campos, diretor interino de Meio Ambiente e Expansão da Deso,a conscientização ambiental da sociedade foi o principal alvo do trabalho desenvolvido para que o reconhecimento com o prêmio “Educação Ambiental e Sustentabilidade” fosse alcançado. “O Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável – PROCERT , é um programa do Instituto Chico Mendes que tem por objetivo reconhecer, promover e incentivar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva, na gestão pública, em serviços, ações, programas, projetos e casos de sucesso, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão socioambientais. A Gerência Socioambiental – GESA, representando a Diretoria de Meio Ambiente e Expansão – DMAE, submeteu à avaliação do PROCERT, o “Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade”, cujo o alvo foi a sociedade sergipana, ao longo do ano de 2017, visando a conscientização ambiental. Ao todo, foram alcançadas mais de 2700 pessoas, através de atividades como o “Deso vai à escola”, a “Escola vem à Deso”, visitas em escolas, junto às comunidades atendidas pela empresa e em eventos especiais. Após avaliação dentro dos critérios do PROCERT, o “Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade” promovido pela GESA, sob a então gerência da nossa colega Ana Cláudia Monteiro, foi aprovado na categoria Ação Socioambiental”, explicou.

Para Ana Cláudia, gerente Social do Programa Águas de Sergipe, a Deso merece esse reconhecimento. “A Gerência Socioambiental é um exemplo materializado de como três gerações podem desenvolver um trabalho de excelência. Diálogo, compromisso e honra a uma história de muitas lutas e conquistas. Gostaria de dedicar esse prêmio às protagonistas desse Projeto: Laura Valadares e Ivânia Maia, em reconhecimento aos 20 anos de Construção da Educação Ambiental e Sustentabilidade na Deso. E que venham mais e mais conquistas. Nossa Companhia merece ser conhecida e reconhecida pelo nosso povo”, comemorou.

DESO VIDA

O Programa de Apoio às Entidades Assistenciais Sem Fins Lucrativos, mais conhecido como “Deso Vida”, criado em 2002, tem o objetivo de propiciar a regularização de débitos existentes e contribuir para a manutenção de adimplência das instituições participantes, através da adoção de tarifas diferenciadas. Para tanto, as instituições devem preencher alguns requisitos de elegibilidade, conforme estabelecido no regulamento próprio do Programa.

As instituições interessadas em participar do Programa podem protocolar na sede da empresa os seguintes documentos:

   – Ofício solicitando a participação no Programa;

    – Cópia do estatuto da instituição;

    – Cópia da ata de reunião da eleição da Diretoria em exercício;

    – Cópia do Registro no CNPJ;

    – Registro no Conselho Federal ou Estadual ou Municipal de Assistência Social;

Após a análise da documentação, a instituição receberá a visita de uma Assistente Social da Empresa que elaborará um laudo técnico quanto as condições de funcionamento da instituição e seu possível enquadramento no programa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores