CONSCIENTIZAÇÃO

Agespisa conscientiza moradores da Santa Maria da Codipi, em Teresina, sobre tratamento e uso racional da água. Em clima de interatividade, os cidadãos também foram informados sobre a função do hidrômetro e a importância de evitar o desperdício de água.

Foto: Agespisa

Dando continuidade ao trabalho de conscientizar a população sobre o uso responsável da água e o funcionamento do sistema de abastecimento, o setor de Serviço Social da Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) realizou mais uma palestra numa comunidade de Teresina, desta vez na Santa Maria da Codipi, zona norte da capital.
Na tarde desta quinta-feira, 18, as assistentes sociais Solange Barros e Sheury Rosa falaram aos moradores sobre o processo de tratamento da água realizado nas estações da Agespisa, inclusive na Estação de Tratamento da própria Santa Maria da Codipi. Em clima de interatividade, os cidadãos também foram informados sobre a função do hidrômetro e a importância de evitar o desperdício de água. O encontro ocorreu na sede da Associação de Moradores do bairro.
“Através de um documentário sobre o processo de tratamento de água foi possível conhecer os ‘caminhos’ que a água percorre desde que é captada no Rio Parnaíba até chegar às torneiras das casas”, destacou a assistente social, Solange Barros.
Além de ministrar palestras nas comunidades, escolas e entidades, a Agespisa também está sempre de portas abertas aos diversos públicos para difundir informações sobre o trabalho desenvolvido pela companhia. Por meio do Programa de Visitas às Estações de Tratamento, estudantes, professores e público em geral podem ver de perto como é feito o tratamento da água.
Tratamento da água
O controle da qualidade da água distribuída pela Agespisa é rigoroso. Para garantir que a água possa ser utilizada sem qualquer risco pelos seus usuários, a Agespisa mantém um laboratório de controle de qualidade que funciona 24 horas todos os dias da semana. A cada duas horas são feitas coletas para averiguar a qualidade da água captada no Rio Parnaíba e a da água que sai da Estação de Tratamento para os reservatórios. São feitas ainda, diariamente, análises físico-químicas e bacteriológicas para o monitoramento das unidades de tratamento e da água distribuída à população.
A companhia de abastecimento mantém um complexo de estações de tratamento de água, localizado às margens do Rio Parnaíba, no Distrito Industrial, zona Sul de Teresina. A área abriga três estações que produzem um volume médio mensal de seis bilhões de litros de água tratada.
O tratamento abrange também a água produzida na nova estação, localizada na zona norte de Teresina, no bairro Santa Maria da Codipi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agespisa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores