Cagece conclui etapa de ampliação do sistema adutor da Ibiapaba

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu as obras de ampliação do ramal norte do sistema adutor da serra de Ibiapaba. A obra, realizada para garantir maior oferta de água para a população da região, consistiu na duplicação da adutora existente, além de melhorias no sistema de abastecimento. O ramal norte faz parte do complexo abastecido pelo açude Jaburu e atende as cidades de Carnaubal, Tianguá e Viçosa do Ceará.
Com investimento em torno de R$ 45 milhões, a Cagece instalou cerca de 87 km de adutora, com diâmetros que variam de 500mm a 100 mm. A nova adutora está em fase de testes e deverá beneficiar em torno de 150 mil pessoas quando estiver em plena operação.
Além disso, foram construídos dois reservatórios, uma unidade de captação, três estações elevatórias, além da implantação de melhorias na Estação de Tratamento de Água do Jaburu.
De acordo com a gerente da Unidade de Negócio da Bacia da Serra da Ibiapaba, Nataly Acácio, com o Ramal Norte em operação, algumas cidades que hoje possuem abastecimento alternado terão incremento na oferta de água, podendo retomar o abastecimento normal, sem necessidade de rodízio. “Em Tianguá e Viçosa, por exemplo, existem novas áreas que aguardavam a conclusão da obras para serem atendidas pelo novo sistema”, destaca a gerente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cagece

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores