Caesb leva Expresso Ambiental para o 8º Fórum Mundial da Água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estará presente no 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília do dia 17 a 23 de março de 2018, com a mais nova aquisição da Companhia: o Expresso Ambiental Caesb, uma viagem pelo Ciclo do Saneamento. O ônibus é totalmente adaptado. Possui acessibilidade e possibilita, por meio de maquete, vídeos de educação ambiental e orientações técnicas, conduzir o participante a uma viagem ao fantástico Ciclo do Saneamento. O Expresso ficará ao lado da Vila Cidadã, mas, a Caesb também estará presente na área de exposição, com palestras e vídeos institucionais.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, sob o tema “Compartilhando Água”, o Fórum acontecerá pela primeira vez no hemisfério sul, debatendo nove principais temas: Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Ecossistemas, Finanças, Compartilhamento, Capacitação e Governança. As temáticas propostas envolvem a participação do governo, sociedade civil, empresas e instituições científicas nos debates sobre oferta e preservação de recursos hídricos, e o público esperado é de cerca de 40 mil pessoas.

O Fórum terá início no dia 17 de março, às 9h, com a abertura da Feira e Vila Cidadã, que acontecem no Estádio Nacional Mané Garrincha, com eventos gratuitos e destinados ao público em geral. Na entrada da Vila Cidadã, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Expresso Ambiental Caesb, uma viagem pelo Ciclo do Saneamento. O objetivo da Companhia é, por meio da Educação Ambiental, sensibilizar a população para uma mudança de comportamento, adotando em seu dia a dia atitudes ambientalmente sustentáveis.

Na Vila Cidadã, o estande da Caesb (4×7) contará com material lúdico e didático, que será apresentado por uma equipe técnica da Caesb. Serão abordados vários temas que reforçam o papel de cada indivíduo no contexto global da sustentabilidade. Atividades interativas como Módulo Assoreamento, Módulo Minimundo e Jogo da Trilha Gigante serão realizadas com os presentes.

No Módulo Assoreamento, o objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância das matas ciliares, os efeitos erosivos, os riscos e prejuízos causados pelo assoreamento. Já no Módulo Minimundo, serão apresentados os conceitos do ciclo e economia da água e a proteção aos mananciais. No Jogo da Trilha será abordado o uso consciente da rede de esgoto e da economia de água. Por ser um espaço construído em parceria com outras instituições do Distrito Federal, a Vila Cidadã do Governo de Brasília espera um público diário de aproximadamente 1.000 crianças.

O Projeto Golfinho criado em 2001, e que faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Caesb, também estará presente com vídeos ambientais no Espaço Criança Candanga, um programa do Governo de Brasília que visa dar prioridade a políticas públicas voltadas para a infância e adolescência e ficará próximo à Vila Cidadã.

A Caesb também integra o grupo dos estandes que estarão na EXPO, dentre eles: Portugal, Espanha, Marrocos, México, China, Inglaterra, Israel, Palestina, Suíça, Senegal, Holanda, França, Estados Unidos, Turquia, Coreia e Japão. Esta área é restrita aos inscritos, e são esperados 10 mil participantes durante os dias do Fórum. Concebida como uma área de exposições, destinada aos pavilhões de países e às empresas que desejam vender produtos e serviços exclusivamente para outras empresas, aos governos, países, estados, municípios e comunidade acadêmica.

Na EXPO (área paga), a Caesb contará com um moderno estande de 108 m². Neste local, 11 especialistas, que integram o corpo técnico da Companhia, irão ministrar palestras sobre os temas abaixo. Os assuntos abordados também estarão disponíveis na revista digital que poderá ser acessada nos totens presentes no estande. Seguem temas:

• Programa Esgoto Condominial;
• Uso do Lodo de Esgoto na Recuperação de Áreas degradadas;
• Lago Paranoá: de Corpo Receptor a Manancial de Abastecimento;
• Projeto Atlas: Inteligência Geográfica que transforma dados em conhecimento;
• Eficiência Energética na Caesb;
• A Crise Hídrica no Distrito Federal sob a ótica do saneamento e dos recursos hídricos;
• Monitoramento da Qualidade da Água;
• Sistema de Monitoramento e Gestão do Território das Bacias de Manancial de Abastecimento Público do Distrito Federal;
• Nova Estação de Tratamento de Água do Lago Norte: tratando a água do Lago Paranoá com membranas de ultrafiltração;
• Panorama do Programa de Redução e Controle de Perdas de Água na Caesb;
• Principais tecnologias de Tratamento de Esgoto Empregadas pela Caesb.

Essas palestras acontecerão a partir do dia 19 de março, mesmo dia da abertura oficial do 8º Fórum, às 9h. Além disso, serão realizadas visitas técnicas à algumas unidades da Companhia (ETA Lago Norte, ETE Sul, Elevatória de água bruta do Descoberto), bem como visitas a projetos de sucesso em parceria com outros órgãos como, por exemplo, Produtor de Água do Pipiripau, Estação Ecológica de Águas Emendadas e Aliança pelo Descoberto.

Por entender ser esta uma rara e inestimável oportunidade de capacitação e disseminação de boas práticas, a Caesb levará ao evento um time composto de aproximadamente 80 profissionais que compõem o corpo técnico da Empresa, com a certeza de que os conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas no Fórum serão compartilhados com os demais empregados da Companhia.

Conheça o Expresso Ambiental

O Expresso Ambiental é um ônibus é totalmente adaptado com três televisores, maquete do ciclo do saneamento, sistema de som, cadeiras móveis, ar condicionado, gerador e acoplamento para energia elétrica, além de acessibilidade com plataforma para pessoas com deficiência.

O objetivo do Expresso Ambiental Caesb é conscientizar os visitantes sobre como utilizar a água e apresentar os cuidados com a rede de distribuição de água e coleta de esgoto. Além disso, mostrar, com o auxílio visual, o Ciclo do Saneamento da Caesb: desde a proteção do manancial de abastecimento, passando pela captação e tratamento de água, tratamento de esgotos e disposição de lodo do tratamento.

O ônibus possibilita, por meio de maquete (construída pelo artista plástico maquetista Hugo Barros), vídeos de educação ambiental e orientações técnicas, conduzir o participante a uma viagem ao fantástico Ciclo do Saneamento. Quatro técnicos da Companhia estarão recebendo os visitantes das 10h às 22h.

Desde novembro de 2016 a Caesb está trabalhando na aquisição e adaptação do ônibus, que contou com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 590 mil.

O Expresso ficará ao lado da Vila Cidadã, mas, a Caesb também estará presente na área de exposição. Após o 8º Fórum Mundial da Água, o Expresso Ambiental Caesb, uma viagem pelo Ciclo do Saneamento vai ser utilizado no trabalho de educação ambiental itinerante atendendo escolas, feiras e eventos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores