Caern realiza mensalmente 100 reparos nas zonas Sul, Leste e Oeste de Natal (RN)

Por Assessoria de Comunicação da Caern

06 Feb 2019 17:11

Equipe de água

Inúmeras são as demandas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Diariamente, as diversas equipes operacionais, divididas em setores de águas e de esgotos, estão a postos para atender às solicitações dos consumidores. Nos serviços que envolvem abastecimento, a ocorrência mais frequente é a de retirada de vazamentos, que podem ser de rede (adutoras) ou ramal (ligação aos imóveis).

A média mensal de manutenção em rede de água é de 100 atendimentos na capital, com exceção da Zona Norte, que é atendida por outra unidade. A população tem um papel importante na retirada de vazamentos ou de outros serviços da Companhia.  Para o conserto, a Caern precisa que o cidadão informe à Companhia do problema através do telefone 115, do Chat disponível no site www.caern.com.br ou, ainda, através do aplicativo Caern Mobile, disponível para aparelhos de sistema Android e iOS.

O processo de atendimento inicia com a notificação do consumidor, que recebe um Registro de Atendimento (RA), conhecido como protocolo. Esse documento comprova que a Caern foi informada sobre a situação e gera uma ordem de serviço para envio de equipe ao local onde será executada a manutenção.

Por meio de um smartphone, a equipe responsável pelo procedimento acompanha a ordem de serviço contendo os dados, a localização e ocorrência relatada pelos consumidores. Lá, os operadores registram fotos do antes, durante e depois da conclusão do procedimento e enviam para o Centro de Controle Operacional (CCO), que em Natal controla e monitora os atendimentos via satélite.

 SERVIÇOS DE GRANDE PORTE

Determinados atendimentos exigem um serviço de maior complexidade técnica, como os que interferem na distribuição da água em uma região, como nos casos em que a Caern precisa fechar alguns registros, e residências ficam temporariamente desabastecidas ou com baixa pressão. Esta intervenção é necessária para que o trecho do vazamento seque e a Companhia possa realizar os reparos necessários.

Neste tipo de situação é comum os transeuntes observarem uma área sinalizada, mas sem equipes trabalhando no local. Hoje, os prazos cumpridos pela Caern obedecem ao que determina as resoluções da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban).

A Caern realiza manutenções preventivas em pontos com maior incidência de problemas e tem substituído trechos de rede antiga, de cimento amianto, por PVC. Este trabalho é feito continuamente, observando o alto investimento envolvido, de forma a não impactar a tarifa do consumidor. Apenas em 2018 foi investido o valor de R$ 2 milhões na substituição de rede das dez ruas que apresentavam mais problemas, dentre elas a Av. Eng. Roberto Freire.

PLANTÃO

Para minimizar os impactos dos serviços de manutenção, a Companhia dispõe, também, de equipes noturnas em Natal, com funcionamento até às 22h. Essas equipes realizam serviços em áreas de difícil acesso durante o dia, como acontece no Alecrim, que tem um ritmo frenético no horário comercial.

“Com essa diferenciação no horário, em relação a outras equipes, é possível trabalhar nessas áreas“ afirma o Chefe da Unidade de Manutenção de Água da Caern, Hazen Bezerra. Os caminhões de manutenção não conseguem acessar estas áreas no horário comercial, ficando para a noite este trabalho. Também durante os fins de semana a Caern realiza este trabalho.

 

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