BRK Ambiental conscientiza alunos sobre a importância do Saneamento Básico

Por Assessoria de Comunicação da BRK Ambiental

A BRK Ambiental iniciou o mês de outubro com novas visitas do Programa Cuidar Mais a escolas de Educação Infantil de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Na segunda-feira, primeiro dia do mês, a instituição visitada foi a Escola Municipal de Educação Básica Dolores Gonzalez Villa, do distrito de Conduru, com atividades para alunos do Pré II, por meio do jogo educativo “Corrida do Saneamento”.

A brincadeira, promovida pela analista de Responsabilidade Socioambiental da concessionária, Micheline Bernabé, e pelo artista local Vitor Lendários, envolve duas equipes formadas por crianças de 4 e 5 anos, em que cada uma escolhe um colega para ser o peão do tabuleiro. As casas possuem informações sobre meio ambiente, preservação e saneamento, e, no desenvolver da atividade, canções infantis que falam sobre o meio ambiente são executadas.

De acordo com a gestora do EMEB Dolores Gonzalez Villa, Sônia Malheiros de Andrade, os alunos ficaram maravilhados com o jogo, fizeram muitas perguntas e ainda relataram, no dia da visita, sobre a experiência que já tiveram em aula com os professores de escovar os dentes utilizando somente a água de um copinho. “O momento foi importante para reforçar o que o professor trabalha em sala de aula sobre o meio ambiente. Com a criança aprendendo de forma lúdica, que é muito mais rápida, repassa o conhecimento para os pais e tenta gerar mudança naqueles que não têm o hábito de fazer o uso consciente da água”, ressalta.

As próximas escolas a serem visitadas serão a EMEB Carim Tanure e o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), na próxima segunda-feira, 8, e a EMEB Sertão de Monte Líbano e a EMEB José Pinto, no dia 22 de outubro. “O jogo foi impresso em lona de três metros de comprimento por dois metros de largura. Por meio da brincadeira, passamos conhecimentos importantes para transformar a maneira como as crianças se relacionam com os recursos naturais”, afirma Micheline Bernabé.

Na fase final do Programa Cuidar Mais será realizada uma Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, que poderão ser apresentações de danças, teatro, paródias, entre outras. A expectativa é de que o evento aconteça no mês de novembro, em um espaço público de Cachoeiro de Itapemirim.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores