Auditoria aponta lisura nos contratos da Saneago

Segundo o relatório final da empresa Maciel Auditores S/S, contratada pela Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) para avaliar contratos de infraestrutura da Companhia, no escopo de 49 processos licitatórios auditados, 47 tiveram pareceres favoráveis. No caso de dois classificados como desfavoráveis, porém, a conclusão foi de que “não foram encontradas situações flagrantemente ilícitas que causassem prejuízos à Saneago, à sociedade ou aos participantes dos certames”.
A auditoria teve como objetivo apurar irregularidades denunciadas pela Operação Decantação, deflagrada em agosto de 2016 pelo Ministério Público Federal. Dentre os contratos analisados pela Maciel Auditores, estão o do Sistema Produtor Corumbá e o do Intermediário Meia Ponte, ambos sem detecção de inconsistências.
Conforme consta no relatório final, o trabalho buscou verificar se os documentos estavam de acordo com a lei ou se teriam sido modelados para beneficiar terceiros. Esse exame foi feito desde o início do processo, no momento do pedido por parte da área competente, e se estendeu até a assinatura e publicação do contrato celebrado. Como resultado, constatou-se que os pontos com ressalva estavam relacionados à mera desatenção legal, gerando sugestões como o aperfeiçoamento dos processos internos tomados pela comissão de licitações.
De acordo com o presidente da Companhia, Jalles Fontoura, o relatório indica que “a Saneago trabalha bem, fez tudo correto, e os problemas são residuais, já que os poucos erros apontados não falam em esquema de corrupção”. Ele ressalta que os contratos com pareceres desfavoráveis apresentam questões secundárias e já corrigidas. “Ou seja, a avaliação foi boa, nos aspectos formais e contábeis”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Saneago

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores