Ações educativas promovidas pela Caern tiveram bons resultados em 2017

Além do comprometimento em levar água de qualidade para a casa dos cidadãos norte-rio-grandenses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) também investe em ações educativas, cujo objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre questões fundamentais ligadas à sustentabilidade.

Em 2017, o programa Caern nas Escolas, realizado por educadoras ambientais da Gerência de Qualidade da Água e do Meio Ambiente (GQM), atendeu aproximadamente 40 instituições públicas e privadas do Estado, promovendo palestras, exibição de filmes e trazendo professores e estudantes para conhecerem uma miniestação de tratamento de água. Ao todo, cerca de 2.200 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da empresa e ter acesso a informações sobre temas fundamentais, como meio ambiente, economia de água e cidadania.

A técnica de saneamento da GQM, Marineida de Oliveira, ressalta o trabalho em conjunto entre a Companhia e as instituições de ensino. “Fazemos isso para que as crianças cresçam conscientes. A escola trabalha os projetos e depois traz para a Caern, de modo que alunos e professores vivenciem uma experiência diferente”.

De acordo com a técnica de controle ambiental, Cíntia Gurgel, o retorno das crianças atendidas pelo programa Caern nas Escolas tem sido muito satisfatório. “Eles se interessam bastante. Interagem, compartilham conosco o que veem na escola, além de terem a confirmação de como ocorre o tratamento e o consumo racional de água”, afirma.

Uma das ações que mais atraem a atenção do público contemplado no Caern nas Escolas é o Teatro de Mamulengos, apresentação lúdica que leva, de maneira divertida e espontânea, conhecimentos sobre sustentabilidade e cidadania. Ao todo, foram realizadas 81 apresentações ao longo de 2017, abrangendo um público de quase 15 mil pessoas.

Ainda falando sobre as ações educativas desempenhadas pela empresa, merece destaque o programa Agente do Saneamento. Através do Curso de Sensibilização em Recursos Hídricos, docentes e alunos da UFRN, além de técnicos do programa RN Sustentável, agentes de saúde e professores do ensino público de Parnamirim, tiveram a oportunidade de aprender sobre diversas temáticas, tais como tratamento de água, doenças de veiculação hídrica, ciclo da água, entre outras. O objetivo foi sensibilizar e motivar novos multiplicadores que possam, de fato, contribuir no meio social.

Além de Marineida de Oliveira e Cíntia Gurgel, as ações desenvolvidas na GQM contam com a participação da assistente social Roberta Medeiros e a estagiária em serviço social, Brenda Lorys.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (84) 3232-4169 ou pelo e-mail gqmambiental@caern.com.br.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores